O tao hermético - I: O Todo é mente,o Universo é Mental
- Hermes Nigredinis
- 24 de set. de 2018
- 4 min de leitura
Atualizado: 26 de set. de 2018

Tudo que existe em nossa realidade, é primeiramente pensado.
Não é possível construir absolutamente nada em nossa natureza se não pensarmos
primeiro.
Um Artista, pensa muito antes de passar para o papel o objeto de seu pensamento, o arquiteto se debruça dias e dias com cálculos matemáticos e todo o layout necessário para se criar uma planta de uma casa. O Pão não existe se o padeiro não conhecer a fórmula, os ingredientes e as técnicas para que possa realizá-lo! E etc
Dê uma olhada ao redor, na próxima vez em que andar pelo centro de uma grande cidade, perceberá que cada produto, outdoor, logomarca, prédio, roupas, enfim, absolutamente TUDO primeiramente passou pela mente de um ser humano, e utilizando os recursos da Natureza e tudo aquilo que descobriu sobre ela, modela e concretiza suas ideias.
Logicamente, essa ideia nos faz pensar"Então quem pensou nesses recursos?" E ai chegamos em um ponto onde a ciência até tenta explicar, mas na verdade, não sabemos e aderimos a ideia de que uma força superior pensante projetou toda essa ideia, muitos chamam de "Deus" para explicar em termos genéricos. Com certeza trata-se de uma força superior inteligente, pois se analisar cada aspecto da natureza, verá como ela parece ter sido meticulosamente pensada, seguindo uma dinâmica perfeita.
Logo, essa lei Hermética explica que o universo é todo um pensamento do Divino.
Podemos ver claramente essa linha de pensamento através do filósofo platão e a Teoria das Ideias. É Válido procurar mais a respeito, principalmente por que as Leis Herméticas se originaram no Egito, e Platão teve contato com essa civilização no passado.
Na cabala, temos Kether, a coroa, como Sephirá de orientação para uma força criativa eternamente pulsante e doadora de energia. Nessa fase ele encontra-se em seu estado mais "Puro", apenas substância mental (ou, Luz Astral, falarei dela posteriormente) não direcionada, e na medida em que passa por todos os outros sephirots, adquire características, formas e forças, até chegar na realidade, Malkuth, onde a obra está plenamente realizada.

Esse principio nos faz perceber que o controle da mente, é essencial para que tenhamos controle dos acontecimentos que nos rodeiam, é dessa forma que transformamos o interior para que o exterior possa se modificar. É tendo maior controle do fluxo de pensamentos, e alimentando conscientemente apenas aquilo que se deseja manifestar, que estaremos dando um grande passo na busca da concretização das ideias que desejamos.
Uma fato curioso que permeia em nossa realidade, consiste nas doenças psicossomáticas: Um determinado padrão de comportamento mental que nos leva ao estresse e ansiedade, afeta diretamente nosso sistema nervoso
que afeta diretamente nosso corpo, gerando Dores, tensões e doenças a partir do nosso próprio fluxo de pensamentos e a qualidade destes. As Doenças encontram-se no estagio final desse processo, surgindo apenas quando se levou muito adiante determinados padrões mentais (Psicossomáticas = Somatização, acúmulo). Ou seja, após a constante alimentação e repetição desses padrões mentais até chegarem ao estágio crítico fisicamente visível. Esses transtornos são mais comuns
em pessoas cujo padrão mental não está em harmonia (Pessoas com Ansiedade e Depressão por exemplo). Também nota-se que esses fatores agravam qualquer doença que já esteja em desenvolvimento no corpo. Claro, é válido ressaltar que não só dessa maneira adoecemos e fatores físicos também afetam o físico, mas ignorar as doenças psicossomáticas e sua forma de atuação, é como acreditar que elas só surgem a partir de padrões externos e hereditariedade, e que são igualmente curadas apenas dessa maneira, sendo a psicoterapia uma farsa e a medicina holística também.
Outro fator puramente mental, está na Gravidez Psicológica. Só do fato de uma mãe desejar muito ter um filho, ou ter muito receio de ter, gera sintomas que sinalizam uma gravidez sem nem mesmo ela existir: Enjoos, Compulsões e desejos alimentares, atraso da menstruação, produção de leite materno e etc.
Muitas medicinas Orientais, principalmente a Indiana, reforçam a ideia de que os pensamentos e sentimentos podem gerar ou agravar doenças em nosso corpo.
Os pensamentos não só nos afetam, mas afetam a todos que nos circundam
Estamos também, em nosso cotidiano, totalmente sujeitos ao pensamento dos outros, de forma que se não tomarmos as rédeas de nossa consciência e procurarmos diferenciar o que é nosso pensamento e o que é dos outros, acabamos por se tornar seres pensados e não, seres pensantes. Somos a reprodução e repetição de vários pensamentos que vagueiam pelo senso comum da existência e que foram gerados por outras pessoas e não por nós próprios. Se não cuidarmos do nosso pensamento hoje, estaremos com certeza, descuidados com relação ao futuro, visto que logo logo eles se concretizarão.
Muitas pessoas se veem incapazes de mudar a própria realidade, pois esperam que o resultado venha totalmente do lado de fora, quando na verdade tudo pode ser conseguido através do interior, que irá refletir futuramente no exterior. Nada irá mudar na sua vida, se você jamais mudar a si mesmo profundamente e continuar fazendo as mesmas coisas! tente uma abordagem diferente, pois se tu és uma criatura criada por um ser divino, divina criatura tu és e herdará os mesmos dons que o divino possui. "Namastê" nunca fez tanto sentido sem esse conhecimento. Reconhecendo que todo ser humano é um Deus em potencial, entendemos a responsabilidade que temos na co-criação do universo, e jamais nos humilharemos perante a ninguém, pois todos são provenientes da mesma fonte, e todos possuímos o grande poder da criação.
A única diferença, é que uma parcela de pessoas tem conhecimento disso, e a outra, não.
Então, pense bem a respeito do que você realmente quer, quais pensamentos realmente agregam a favor dos seus desejos? Você pensa com seus próprios conceitos, ou com o conceito dos outros?
Kaire!
Comments