O Tao Hermético VII: Lei de Causa e Efeito
- Hermes Nigredinis
- 23 de out. de 2018
- 3 min de leitura

Lei do Karma
"Toda causa tem seu efeito, todo efeito tem a sua causa...todas as coisas acontecem de acordo com a Lei"
Entende-se que tudo reverbera de acordo com as Leis Hermeticas, logo, nossos pensamentos, palavras, ações, todas geram algum efeito e reverberam pelo cosmos pela vibração. Se você quer mudar o futuro, gere agora, causa diferentes, vibre diferente.
Colhemos aquilo que plantamos, recebemos proporcional ao que oferecemos. Essa Lei nos mostra que no fundo, qualquer desequilíbrio tem a tendência a voltar ao equilíbrio por pura compensação e que cada um dos autores das situações terão a colheita do que foi feito. Não adianta clamar aos céus pedindo para que sejas perdoado pelos efeitos que constantemente você é o autor da causa. Saiba no seu agora, plantar o que deseja colher, e evitar alimentar aquilo que não lhe convém. Enquanto estivermos no campo das Causas, temos o poder de escolher, de decidir, de plantar e de semear, mas no campo das consequências, temos apenas que aceitar de volta aquilo que nós mesmos geramos. Prudência e Sabedoria devem estar conosco para que possamos aproveitar bem esse processo.
A vida é feita de Expansão e Retração, Eletricidade e Magnetismo. Logo, ao usar o poder da mente, do pensamento, vibrar e emanar, projetar o seu desejo, estamos trabalhando a expansão elétrica, que pulsa e manda ondas vibratórias a energia do cosmo, que se estiver em harmonia com a nossa, alimenta nossos desejos, e pelo processo de retração magnética, manda de volta para nós exatamente aquilo que emanamos, porém, através de outro meio.
Muitas pessoas se queixam do por que a vida delas parece não andar para frente, parecer trancada, ou por estar sempre "se lascando" de alguma forma. Mal sabe ela que ela emana constantemente essa vibração que retorna para ela. O medo nos leva a focar nos assuntos do medo, nas perdas, no fracasso, na derrota; nos paralisa quando precisamos agir e empoderar-se. Nossa sociedade hoje vive muito mais a vibração do desespero e frequentemente atrai aquilo que mais teme. Mesmo diante da Maré negativa, devemos resistir aos pensamentos pessimistas que frequentemente nos levam ao estado de derrota e desistência. É sabendo cultivar dentro de si mesmo e emanar da mente e do coração uma energia forte e bem definida, é que fazemos o universo se curvar para nós, e materializar nossos pensamentos.
Isso também nos faz lembrar da Dualidade entre mundo Astral e Mundo Físico. Tudo primeiro nasce e se fertiliza no campo das ideias, e só depois toma veículos físicos de manifestação. Claro que, também podemos afetar o astral através do físico, exemplo disso os feitiços e seus mais variados ingredientes para a realização de uma operação mágica. Devemos finalmente entender que temos sim controle dos acontecimentos a nosso redor, mas apenas na proporção em que temos controle dos nossos próprios pensamentos. Se você quer que sua vida mude, mas você só pensa e age sempre da mesma forma, jamais conseguirá mudar, e estará sempre a se queixar das mesmas situações e dos mesmos problemas. É aqui que entendemos que situações que sempre se repetem em nossas vidas podem significar algum padrão mental condicionado em nós que nos leva de novo, a mesma consequência sempre.
O Hermetismo nos convida a olhar num imenso espelho que nos conecta com a forma como a engrenagem do universo se conecta. Normalmente a meditação deve ser mais frequente para que possamos se alinhar com energias cósmicas e ficar em harmonia com essas leis, de forma que elas trabalhem a favor de nós de uma maneira mais consciente de como estamos semeando em nossas próprias vidas.
Aqui termino o Tao Hermético, e espero que neste caminho,em algum momento, flashes de intuição e clareza possam ter auxiliado a (re)descobrir nossa própria natureza no universo.
Gratidão a todos que Leram do início ao Fim. :)
Kaire!
Comentários