top of page
Buscar

O Tao Hermético IV: Lei da Polaridade - Tudo é duplo,tudo tem dois pólos,tudo tem seu par de opostos

  • Foto do escritor: Hermes Nigredinis
    Hermes Nigredinis
  • 30 de set. de 2018
  • 3 min de leitura

ree

"O semelhante e o dessemelhante são uma só coisa, os opostos são idênticos em natureza mas diferentes em Graus"


Tudo tem seu grau oposto, mas na maior parte das vezes, tratam-se da mesma coisa em níveis diferentes.


A Exemplo da temperatura (um dos melhores exemplos) Abaixo de 0 temos a temperatura gélida, enquanto acima de 0 temos temperaturas mais quentes. São diferentes em níveis vibratórios e em aparência mas ambas são a mesma coisa: Temperatura.


O mesmo é válido para todos os opostos.


A mesma energia que você emprega com o Ódio, pode ser empregada para emanar Amor, porém, é necessário inverter a polaridade para que isso ocorra. As polaridades só podem ser invertidas se tiverem como base a mesma natureza, logo, todos os opostos se neutralizam. Para combater o mal, precisamos emanar o bem para neutraliza-lo. Se estamos cegos e exauridos demais com a Luz do sol, precisamos da Sombra, para entendermos o que se projeta além daquilo que pode ser visto. Se estamos mergulhados em escuridão profunda, basta acender uma Luz, para que possamos ver o caminho e neutralizar o domínio das sombras.A preguiça pode ser revertida para a atividade. Não se deve chamar alguém de Maléfico, no sentido de que a pessoa é apenas executora do mal, por que todo ser humano é tão capaz do bem quanto o mal e dificilmente não manifesta ambos durante a vida.


Infelizmente, tendemos a ir de um extremo ao outro, vivendo sempre tudo com muita intensidade e pouca neutralidade. O Neutro é aquilo que está no meio de duas vibrações opostas da mesma natureza, é o famoso caminho do meio que não cede nem ao bem e nem ao mal, nem ao claro e nem ao escuro, ao mesmo tempo em que conhece ambos. É através do meio, do centro, da neutralidade, que conseguimos transcender a dualidade. Saímos de uma vida dual para encarar uma vida trina pois o neutro é o terceiro fator existente no meio de duas grandes oposições.


Vivemos em uma sociedade que enaltece muito o Bem, a Luz, o Amor, a Paz, mas que tenta alcança-la abafando a sombra que cada uma dessas coisas projetam e negligenciando os assuntos opostos quando eles se manifestam. Quanto maior a luz, maior é a sombra pois uma coisa não existe sem a outra. Existem males que vem pro bem, existem sombras que ocultam e protegem, existe a raiva que nos move para a boa ação (se bem canalizada), existe o Caos turbulento que reorganiza e precede os dias de paz. Aceitando que somos seres Duais, e buscando transcender essa dualidade ao invés de estupidamente escolher um lado só, que sempre irá gerar tentações para o lado oposto, aprendemos a dominar a polaridade das coisas, ao invés de ser completamente dominados por elas. A meu ver particular, devemos esquecer completamente doutrinas que nos colocam no meio dessa dualidade e que nos diz que devemos seguir apenas um desses caminhos, pois o outro guarda todas as mazelas da humanidade e está passível de punição divina. Isso é domínio ideológico através do medo.


Jamais iremos governar e dominar nossas próprias mazelas se por desespero, e medo de ir para um lugar ruim, evitarmos completamente o contato com elas para que possamos abraçar uma certa "Luz e benevolência" (já expliquei que Luz não tem absolutamente nada a ver com benevolência e Sombra nada tem a ver com Malevolência) . Geralmente, os que aderem a esse tipo de filosofia, passam a vida inteira passando uma imagem de bondade e religiosidade através de tudo o que mostra ao meio externo, mas por dentro, e até mesmo escondido da visão alheia, a sombra vem carregada de outros sentimentos, bons e ruins, mas que foram totalmente inexploradas e que passam a dominar a pessoa a partir do momento em que conseguir uma brecha de manifestação. Passamos a ficar divididos por dentro, tendo uma vida dupla e tecnicamente falsa, pois não acabamos sendo exatamente aquilo que mostramos ser do lado externo.


Partindo da ideia de que tudo é energia, entendemos que cada energia tem seu par de opostos, e que a união e conciliação de ambos, gera uma terceira força, transcendente, e que nos permite dar mais vazão à nossa consciência.


É Unindo o Céu com a Terra que nascem as mais extraordinárias criaturas.


Kaire!

 
 
 

Opmerkingen


© 2018 por Hermeticamente. 

Hermes Nigredinis
Estudante de Ocultismo desde os 12 anos de Idade, bruxo, Astrólogo Contemporâneo, apaixonado pelo mundo da mente e das palavras. Estudante de Artes Visuais (unir)
sIGA
  • Facebook Clean
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White YouTube Icon
right-wing-hi.png
NEW.png
griffin-emblem-wht.png
bottom of page